quinta-feira, 2 de abril de 2020

Começando uma nova etapa.


Às vésperas de completar 55 anos, no meio de uma quarentena e de uma organização de casa nunca vista em minha vida, aqui estou eu iniciando um blog. Ele já estava planejado há anos (desde que fiz 50) e, a princípio, deveria chamar-se “A outra metade”, referindo-me ambiciosamente a segunda metade de minha existência, os próximos 50 anos.
Percebi, porém, que poderia ser confundido com a outra metade da laranja e atrair jovens românticos (ainda existem?) à procura da fórmula mágica sobre relacionamentos. Assim, depois de queimar alguns neurônios, achei um nome mais adequado para este blog, que tem a pretensão de entreter e informar a nós, mulheres experientes em busca de qualidade: de vida, de humor, de amor... 
E, falando em quarentena, em arrumação, faxina, desapego... minha casa mais parecia o dia seguinte de um furacão quando o isolamento social começou. Confesso que sou um pouco acumuladora e já tinha a casa cheia de coisas do tipo “talvez possa precisar um dia” quando, subitamente, tive que trazer para minha residência as coisas de minha falecida mãe. Para que entendam o problema, preciso lhes dizer que ela foi minha mestra na arte de acumular...  O resultado: minha casa parecia o dia seguinte de um furacão!
Desde julho passado, quando trouxe para mim a bagagem dos 80 anos de vida de minha mãezinha, não havia conseguido encontrar a logística (nem o ânimo) para destralhar, desapegar, organizar... Mas, em 15 dias de pandemia, já consegui eliminar 90% da bagunça. Tédio na quarentena? Não sei o que é isso.
O Universo é sábio.
Arrumar minha casa, minimalizar tudo, ter só o necessário para este momento, está fazendo maravilhas com meu bem estar. Sinto-me iniciando uma nova etapa. Mais de 50 anos de vida, já é tempo de saber o que realmente me é útil e prazeroso. E descobrir que a gente fica mais leve com menos matéria a nossa volta...
A esse respeito, a revista Vida Simples fez uma matéria incrível sobre os diversos métodos de organização e desapego. Dê uma olhada. https://vidasimples.co/transformar/como-organizar-sua-casa-e-viver-so-com-o-essencial/

13 comentários:

  1. Que bom que você aproveitou bem os dias dentro de casa. Realmente acumular coisas não é bom. A energia tem que circular. Doar itens que não tem mais porque estar guardados sem utilidade , e ainda ajudar alguém. Você com certeza se sentirá melhor.

    ResponderExcluir
  2. Que bom amiga! Eu faço essa limpeza de tempos em tempos. Faz um bem danado essa leveza... aproveitando bem o tempo! Bjos

    ResponderExcluir
  3. Que ideia boa desfazer de acúmulos é muito bom pra nossa energia e assim está fazendo um bem ajudando o próximo.

    ResponderExcluir
  4. Feliz aquele que chega aos 50 , mais ainda aqueles que passam dos 50. Agora é a hora de ser leve, a bagagem que carregamos deve comer somente o necessário. Nada de acumular, guardar ou adquirir. O momento mágico que vivemos depois dos 50 é o tomar café com uma amiga, curtir uma boa música, dar boas risadas, viajar, fazer uma boa leitura. Sejamos felizes depois dos 50, porque ainda temos muito o que desfrutar!

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu texto Lu,muito pertinente e lúcido,todos somos nem q seja só um tiquinho acumuladores,nesses dias em quarentena,tenho observado q muitas coisas q estão engavetada,nem usei e sei lá qdo vou usar,e se estou vivendo super bem sem elas,para que mante-las.Parabens pelo blog,sou sua fã garota!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei Lu, texto lúcido e pertinente, exatamente o q acontece com todas nos,muito objeto guardado e pouca objetividade,bora desapegar.Minha sábia mãe dizia,deixa ir o velho para chegar o novo.Parabens pelo blog,sou sua fã garota!!

    ResponderExcluir
  7. Verdade
    Aquilo que não usamos não nos pertence... alguém usará.
    Como é gostoso ficar no nosso canto, quando essa energia é renovada.

    ResponderExcluir
  8. Verdade
    Aquilo que não usamos não nos pertence...
    Como é gostoso ficar no nosso canto, quando essa energia é renovada.

    ResponderExcluir
  9. Oi Lu..TB tô Aki desapegando de coisas q supostamente ia precisar..
    Tá na hora de ficar mais leve e mais prática.
    Parabéns pelo blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Recomeços. Travessias. São necessários. Principalmente acompanhados da consciência de estar neles. Dáuma sensação de controle, de estar dirigindo por novos caminhos. Até a paisagem se renova. Alegrias nessa nova etapa da vida. Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo Blog! E essas faxinas são mesmo importantes! Beijinhos e que venham mais 50 de muita luz!

    ResponderExcluir
  12. Sensacional texto. Muito interessante. Gostei bastante. Parabéns e sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o seu blog e o se texto. E também foi um grande incentivo para eu iniciar os armários que faltam... Beijos

    ResponderExcluir