quinta-feira, 11 de junho de 2020

O amor maduro


Dia dos Namorados... Quantas alegrias e quantas angústias esse dia já causou em nossas vidas! O mito do amor romântico, tão divulgado nas culturas ocidentais e tão reforçado pela mídia de consumo, gera perspectivas irreais e causa muito mais decepções do que prazeres.
Felizmente, a maturidade ajuda a resolver muitos problemas. Depois dos 50, já não amamos da mesma forma. Para mim, pelo menos, muita coisa mudou.
Por exemplo: entendi que, muito melhor do que sermos duas metades de uma só laranja, é sermos duas laranjas inteiras rolando felizes pelos caminhos. E não necessariamente na mesma trilha, embora com clareiras em comum.
Hoje penso que é muito bom dormir de conchinha, mas ter uma cama só para mim de vez em quando é maravilhoso. O mesmo eu digo sobre o chuveiro!
Descobri, com o tempo, que ninguém controla ninguém e confiança e sinceridade são fundamentais para qualquer relacionamento (não só os amorosos). E ainda, que ter direito a escolhas e respeitar as escolhas alheias é um dos segredos do sucesso; e que as expectativas são mesmo um veneno.
Sexo continua importante, mas agora com mais qualidade, porque conheço melhor meu corpo e não faço concessões indesejadas.
Minha geração precisou chegar aos 50 para se libertar de sofrer por amor. Nossos filhos e netos estão mais adiantados, descobrindo cedo o segredo de se relacionar sem sofrimentos. Nem todos, é claro. Mas acho que a Humanidade está a caminho de deixar os padrões idílicos para trás e celebrar o amor em sua forma mais relevante: a que promove a paz e a harmonia.
Feliz dia do amor romântico. Ou não.

4 comentários:

  1. Luciane, mais uma vez parabéns pela brilhante crônica. Concordo plenamente que o relacionamento, seja em que estágio da vida for, o sexo não pode nunca ser a coisa mais importante. Eu particularmente, sempre gostei de me relacionar com mulheres de mais de 40, justamente pelos motivos mencionados na crônica. É esse tipo de amor que quero oferecer e receber em minha vida.
    Sucesso sempre!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão sobre o amor real.
    Adorei! 😍

    ResponderExcluir
  3. Sensacional! Tomara todos chegar nessa maturidade libertadora! Parabéns Lu.

    ResponderExcluir
  4. Texto que descreve com mais maturidade o amor que hoje depois dos 50 nós representa.
    Feliz Dia dos Namorados, para quem aprendeu a se namorar em primeiro lugar.

    ResponderExcluir